epicovid19-rs

Pesquisa estadual sobre coronavírus inicia oitava etapa de testes rápidos nesta sexta

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

A partir desta sexta-feira, o estudo de Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Rio Grande do Sul (Epicovid19-RS) inicia a oitava etapa de entrevistas e testes rápidos para o coronavírus em nove cidades gaúchas. Os entrevistadores do estudo irão de casa em casa, entre esta sexta-feria e a próxima segunda-feira, para realizar um total de 4,5 mil testes rápidos com moradores das cidades de Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Santa Maria, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Passo Fundo e Caxias do Sul. 

UFSM seleciona voluntários para a pesquisa estadual sobre a Covid-19

Em Santa Maria, serão aplicados mais 500 testes rápidos e questionários. O estudo, encomendado pelo governo do Estado, é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e em Santa Maria conta com o apoio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Quem aplicará os testes são profissionais voluntários da área de saúde, que estarão identificados e com equipamentos de proteção.

Após rompimento de tubulação, rua é bloqueada no Bairro Nossa Senhora das Dores

As casas visitadas são sorteadas e em cada residência um dos moradores é convidado a fazer o teste rápido para o coronavírus - por meio de uma amostra de sangue - e responder uma breve entrevista sobre ocorrência de sintomas, busca por assistência médica e rotina das famílias em relação às medidas de distanciamento social. Caso o entrevistado teste positivo, os demais moradores também são testados e orientados a procurar a Saúde.

Santana da Boa Vista confirma segunda morte por coronavírus no município

RESULTADOS 
Os resultados são divulgados por integrantes da coordenação do estudo e do Governo do Estado em aproximadamente 48 horas após a finalização da coleta de dados. Os dados mais recentes, divulgados há duas semanas, estimam que mais de 139 mil pessoas já tenham sido infectadas - o que equivale a um a cada 82 habitantes do Rio Grande do Sul.  

Além disso, a pesquisa apontou que a ampliação da testagem no Estado reduziu a quantidade de casos não notificados pelas estatísticas oficiais. Para cada caso real de infecção, a pesquisa estima que exista 1,4 não registrado oficialmente. 

APOIO 
A pesquisa tem apoio das prefeituras municipais, por meio das secretarias de saúde e dos órgãos de segurança, e segue todos os protocolos de biossegurança para proteger a saúde dos entrevistadores e participantes. Em caso de dúvida, os moradores podem entrar em contato com a Guarda Municipal ou Brigada Militar para obter informações sobre as visitas às casas. 

O Epicovid19-RS tem financiamento do Banrisul, da Unimed Porto Alegre, do Instituto Cultural Floresta, também da capital, e do Instituto Serrapilheira, do Rio de Janeiro.

*Com informações da Assessoria de Imprensa Epidemiologia da UFPel

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com 47 novos óbitos, RS chega a 3.590 mortes associadas à Covid-19 Anterior

Com 47 novos óbitos, RS chega a 3.590 mortes associadas à Covid-19

ESF Vila Urlândia tem atendimentos suspensos após servidor testar positivo para coronavírus Próximo

ESF Vila Urlândia tem atendimentos suspensos após servidor testar positivo para coronavírus

Saúde